Região Norte
Economia
Turismo
Cultura
Clima-Vegetação
Fale Conosco
Mapa do Site

Turismo da Região Norte do Brasil



Turismo da Região Norte do Brasil
   norte O turismo é uma das áreas mais fortes da região Norte do Brasil. Das cinco regiões, ela foi a que mais demorou a ser habitada e “urbanizada”. A grande maioria do norte do país ainda apresenta florestas e uma variedade de fauna e de flora que não podem ser vistos em outros lugares do Brasil e do mundo. Isso torna essa região como uma potência na área de ecoturismo (um tipo de turismo que tem como atração os recursos naturais de uma região. Essa atividade deve ser explorada sem causar danos ao ambiente aproveitado), que pode ser encontrado, por exemplo, em algum hotel-fazenda ou hotel. Desse segmento de turismo, a Floresta Amazônica é o maior atrativo.
 
    O turismo, nessa região, não se resume só a área do ecoturismo: o polo industrial de Manaus (Zona Franca de Manaus) também atrai muitas pessoas, pois tem a oferecer  comércios de variados tipos mas com preços muito menores do que em outros lugares do país. Isso acontece porque é uma área de livre comércio, sem que sejam cobrados impostos de produtos comprados no exterior. A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967, para que houvesse uma atividade industrial e de forte comércio na cidade e na região Norte.  Essa região tem mais de 450 indústrias e gera em torno de meio milhão de empregos. Alguns dos pontos turísticos da região são: “A Lagoa da Confusão”, em Tocantins e o Teatro Amazonas, considerado uma das maravilhas do mundo

    Um grande “trunfo” do turismo dessa região é a uma festa regional que movimenta toda essa área e tem despertado o interesse a admiração de pessoas de todo o mundo: a festa de Parintins. Esta se trata de uma festa cultural que tem alguns pontos em comum com o carnaval, mas também apresenta várias diferenças: assim como o carnaval, a festa é realizada em céu aberto e em uma arena própria para o evento (no carnaval, cada estado tem seu local de desfile, na festa de Parintins, a sede é fixa: o Bumbódromo). O evento acontece no último final de semana do mês de junho e faz com que a cidade de Parintins-AM seja a quarta cidade mais visitada por estrangeiros por motivos lazer, na região norte do país. Outros lugares que também atraem turistas da região é “A Lagoa da Confusão”, em Tocantins.
 
As cidades históricas como Belém, Boa Vista, Manaus e Rio Branco também são atrativos que incentivam o turismo na região. Conheça um pouco mais sobre essas cidades e seus principais pontos turísticos:
 
Belém-PA
 
A cidade de Belém é a mais visitada da Amazônia e um dos destinos preferidos dos brasileiros. A capital do estado do Pará é rica em contruções históricas, praias e tem uma cutura originalíssima. Entre seus principais pontos turísticos estão o Planetário Sebastião Sodré da Gama (um dos primeiros e melhores planetários do Brasil) e o Theatro da Paz (considerado um dos mais luxuosos teatros do país).
 
Boa Vista-RO 
 
Boa Vista é muito visitada por turistas devido as suas grandes riquezas no artesanato, folcore e gastronomia. A capital de Roraima tem como principais pontos turísticos o Parque Anauá (maior parque da região norte, com espaço para shows, pista de motocross e, ainda, outras atrações), o Palácio da Cultura Nenê Macaggi (maior biblioteca pública de Roraima), a Orla Taumanan e o Centro Histórico.
 
Rio Branco-AC
 
Rio Branco se destaca na área de turismo ecológico por seus grandes recursos naturais. Entre as suas principais atrações turísticas estão o Parque da Maternidade (com 6.000 metros de extensão) e muito usado para prática de esportes; e a árvore Gameleira, que tem mais de 100 anos e é local de acampamento de “Neutel Maia” (um desbravador pioneiro da cidade).
 
Manaus-AM
 
Manaus, capital do estado do Amazonas, é um dos principais destinos dos turistas da Amazônia, destacando-se no ecoturismo.A cidade recebe grandes quantidades de navios de cruzeiro durante o ano, o que aquece o turismo. O Teatro Amazonas, localizado em Manaus, é considerado uma das maravilhas do mundo.